Perturbação do Espetro do Autismo
em quarentena
Se está a cuidar de uma criança no Espetro do Autismo, é importante falar com ela e assegurar-se que lhe dá informação suficiente sobre o COVID-19, mas sem as assustar demasiado. Embora as recomendações gerais (veja aqui) se apliquem nos casos de crianças com autismo, é importante recordar algumas guidelines específicas e manter uma rotina previsível, quer a criança esteja no pré-escolar, quer esteja em idade escolar. Se é um adulto no espetro do autismo, este pode ser um bom recurso.
1) Fale com a criança antes que ela oiça por si mesma noutro lugar, assim pode perceber o que ela já sabe e oferecer-lhe informação apropriada para a sua idade e compreensão.
2) Comunique da forma que a sua criança prefere, seja por imagens ou por histórias. Estas histórias sobre o COVID-19, podem ser uma boa ajuda.
3) Dê tempo à criança para processar a informação. Isto pode significar que a criança vai repetir muitas vezes a informação repetida ou falar sobre o tópico que lhe causa medo. Mantenha-se por perto e disponível para voltar a oferecer-lhe informação, responder às suas questões e, acima de tudo, oferecer-lhe conforto.
4) Comunique com a sua rede de apoio. Fale com os professores e equipa que acompanha o seu filho. Permita-lhe fazer videochamadas com as pessoas em que confia mais, pode ser uma boa ajuda para lidar com o stress.
5) Fique atento a mudanças na rotina ou qualquer outro sinal de desregulação. A criança pode precisar de suporte adicional se se estiver a sentir ansioso. No PIN pode encontrar esse apoio, através das consultas on-line.
6) Tente ser uma fonte de segurança e positividade para ajudar a criança a sentir-se segura durante esta situação assustadora. Está a ser um grande desafio, mas se há alguém capaz de o superar é você!
Fontes: http://www.autismsupportnetwork.com/news/autism-and-coronavirus-covid-19-993087#ixzz6HAFs8GDG