top of page

Comportamento Alimentar

em quarentena

Biscoitos e flores

 Em situações de quarentena, o que mais preocupa os profissionais de saúde mental são os efeitos da ansiedade que, com frequência, poderão proporcionar stress pós-traumático. A sombra de sentimentos contraditórios, o aborrecimento, a revolta, o medo e incerteza em relação ao futuro, escurece o humor e ilumina a ansiedade.

Um dos efeitos colaterais dos períodos de quarentena são as dificuldades em lidar com a alimentação. Aqui poderão ocorrer duas situações:

​

  • Perda de controlo alimentar – a ansiedade, o medo e o aborrecimento proporcionam uma maior ingestão alimentar, muitas vezes, de uma forma compulsiva;

​​

  • Procura do controlo alimentar – o perfeccionismo em relação ao comportamento alimentar poderá conduzir ao controlo máximo da quantidade e qualidade dos alimentos ingeridos, principalmente quem faz exercício com mais regularidade e se vê impossibilitado de manter o ritmo habitual.

​​

Tanta a perda como o aumento do controlo alimentar ao longo do tempo poderão promover perturbações alimentares ou ampliar as já existentes. Neste sentido, aqui ficam algumas sugestões para lidar com as alterações alimentares em período de quarentena:

Fazer uma lista cuidada de alimentos antes de ir ao supermercado

Lista

Fazer stock de alimentos não significa comprar alimentos de forma indiferenciada: sempre que necessitar de ir ao supermercado faça uma lista cuidada com pelo menos um ou dois alimentos de cada grupo da roda dos alimentos e, invista mais nas verduras e frutas. Junte à lista um doce apenas que possa comer de vez em quando, como por exemplo chocolate preto

Manter alimentos mais saudáveis à vista

Manter alimentos mais saudáveis à vista: quando estiver entediado e lhe apetecer comer para passar o tempo, beba um copo de água ou coma uma peça de fruta. Tenha sempre à vista a taça da fruta, repleta com frutas variadas e tenha sempre disponível uma garrafa de água.

Salada

Fazer exercício físico

Exercício básico

Quanto mais tempo ficamos em casa, menos vontade temos de nos movimentarmos. Fazer algum tipo de exercício é fundamental. Os alongamentos diários são importantes, mas também poderá aproveitar as aulas de exercício em formato online que estão a ser oferecidas por diversos ginásios.

Relaxar

A ansiedade é um dos piores inimigos do comportamento alimentar. Desligar a televisão, procurar dosear a informação que chega sobre esta pandemia. Em vez disso, fazer uma actividade que se goste. Em momentos mais tensos procurar concentrar-se na sua respiração e relaxar.

menina de relaxamento

Sem dúvida que se avizinham tempos difíceis, mas deverá manter-se o comportamento alimentar, sem desvios ou disfunções. Caso necessite de ajuda, estamos sempre disponíveis através das nossas consultas de perturbações alimentares online. Não hesite em contactar-nos!

bottom of page